Livro digital
(Organizações Exponenciais)
Comunidade Exclusiva
O curso de Inovação e Liderança - Abordagens Práticas é para qualquer pessoa que queira aprender como impulsionar a inovação em seu negócio. O curso é ministrado por especialistas em inovação e oferece a você a oportunidade de aprender com os melhores do setor. Ao concluir o curso, você terá as habilidades e o conhecimento de que precisa para impulsionar a inovação em seu negócio.
Cientista, Gestora de Inovação e Empreendedora Científica
Fundador Academia CEO, Ex-CEO das empresas: Ford, Suzano, CAOA, Cecrisa, Grupo Itamarati e Conselheiro de Empresas no Brasil e EUA
Executivo, Consultor e Especialista em Frameworks Ágeis
Professor de Sociologia na e Especialista em Teoria da inovação
Mestre em Ciência e Tecnologia e Especialista em Inovação
Consultor de Empresas
Especialista em Empreendedorismo e Inovação. Designer de Experiência e Facilitadora de Novos Negócios
Professora de Inovação e Empreendedorismo e Coordenadora de Programas de Pesquisa para Inovação
Consultor em Política da Inovação, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual
Executiva de Negócios Institucionais e Acesso ao Mercado
Advogada, Agente de PI e Consultora de Propriedade Intelectual e Patentes
Duração do curso: 13 semanas
Carga horária: 78 horas
Formato: Online, com encontros ao vivo e atividades à distância
Certificação: Curso com certificado de participação
Total de alunos na turma: até 40 alunos
28/02/2024 - AULA ONLINE
(com conteúdos gravados)
05/03/2024 - AULA AO VIVO
das 19h00 às 22h00
Curso de Inovação
e Liderança
Curso de Inovação
e Liderança
Discussão sobre a importância de os líderes serem capazes de apresentar uma visão de futuro para a empresa, fazendo com que a equipe o apoie, criando as estratégias para a implementação de uma cultura de inovação para as mudanças necessárias.
06 horas
Antonio Maciel Antonio Maciel Neto é atualmente membro do Conselho de Administração da Marfrig Foods, da National Beef (USA) e da Dotz. No passado, foi Conselheiro da ADM (USA) e da Suzano Papel e Celulose. É, atualmente, empresário nos setores de Educação Executiva (Academia CEO), Venture Capital (NTagro) e Pecuária (FSL Angus Itu). Maciel foi CEO de destacadas empresas, por 23 anos consecutivos: Ford Motor Company (Brasil e América do Sul), Suzano Papel e Celulose, Grupo CAOA – Hyundai, Grupo Itamarati e Cecrisa Revestimentos Cerâmicos. Nesse período, foi eleito Executivo do Ano, por 8 vezes, pelo Jornal Valor Econômico. É Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi Engenheiro da Qualidade, certificado pela American Society of Quality (ASQ). Participou de diversos treinamentos na Harvard Business School, Booth School of Business – University of Chicago, IMD, University of Tennessee e Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Entendimento da importância da inovação e do seu ecossistema e seu impacto nos países, organizações e na vida dos profissionais. O crescimento econômico está fortemente relacionado à busca sistemática e construção de uma visão geral de gestão de inovação, incluindo oportunidades de fomento.
06 horas
Luciana Hashiba Professora de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Getúlio Vargas e Coordenadora Adjunta da FAPESP dos Programas de Pesquisa para Inovação.
Entendimento de como funcionam os ecossistemas de negócios, aliados ao conhecimento de novas tecnologias através da inovação aberta - uma abordagem de negócios que mobiliza fluxos de conhecimentos internos e externos para acelerar a inovação e estimular a colaboração entre empresas, startups, órgãos públicos, cientistas e consumidores para criar e otimizar produtos.
06 horas
Janayna Bhering Cardoso
Engenheira com Mestrado em Ciência e Tecnologia, Especialista em Estatística Aplicada a Processos (Six Sigma Black Belt) e gestão da inovação.
Atua no ecossistema de inovação há 20 anos, o que permitiu estruturar uma grande rede de conexões e parceiros estratégicos que vão desde governo, agentes financiadores, empresas e ICTs. Atua em esforços públicos e privados para gerar impacto positivo na vida das pessoas por meio da inovação, buscando contribuir para a construção de políticas públicas de Estado.Já captou cerca de R$2 bilhão para projetos inovadores, mais de 1000 startups mentoradas, mais 100 empresas de grande porte atendidas no tema inovação. Alguns exemplos de programas estruturantes em que atua junto ao governo federal são Rota 2030, Plataforma Nacional Da Mobilidade Elétrica.
Atua como executiva de negócios e parcerias na Fundep, Presidente conselho inovação e VP executiva na ACMINAS, membro conselho Inovação SAE4MOBILITY. Temas: inovação tecnológica, empreendedorismo, mobilidade sustentável e transição energética.
Entendimento do papel da ciência no processo de inovação. Compreensão da diferença entre descoberta e inovação. Entendimento de como uma ciência empreendedora potencializa a geração de novas soluções e de novas startups e deeptechs para o mercado.
06 horas
Ana Marisa Chudzinski Tavassi na Tavassi Diretora de Inovação do Instituto Butantan e do Centro de Excelência em Novos Alvos Moleculares (CENTD). Atua como Diretora da Divisão de Inovação do Instituto Butantan, que tem como objetivo identificar e acelerar projetos com potencial inovador, priorizar e criar infraestrutura para desenvolvimento de produtos, acompanhar as etapas de desenvolvimento, identificar e minimizar riscos e gargalos. Incentiva a proteção da propriedade intelectual e atua na transferência de tecnologia interna ou em projetos de parceria. Atua como Coordenadora Geral e Pesquisadora Principal do Centro de Excelência na Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD) que é uma plataforma originada através de uma parceria público x privada, projeto PIPE/FAPESP, com investimento GSK/FAPESP/Instituto Butantan.
Entendimento da relação positiva e virtuosa entre a propriedade intelectual e a inovação; o necessário conhecimento do arcabouço legal para se ter clareza sobre que tipo de criação, experimento e/ou resultado pode ensejar proteção intelectual e o desafio imediato de elevar o crescimento e a produtividade do país através da propriedade intelectual e da gestão de patentes.
06 horas
Ricardo Remer Sócio fundador de Remer Villaça & Nogueira Assessoria e Consultoria de PI e de Remer Consultores. Agente de PI. Consultor em Política da Inovação, Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual (consultivo, administrativo, negociação e suporte em litígios), INTANGINEERING, Engenharia de Patentes, Concorrência Desleal, Transferência de Tecnologia, Suporte a Development Engineering e Marketing Industrial. Empreendedor nas áreas de Biotecnologia Ambiental, Biotecnologia Farmacêutica, e Medical Devices.
Compreensão da importância das parcerias público-privadas e de como ocorrem os processos de transferência de tecnologia no país entre universidade e empresa. Compreensão e discussão sobre o Marco Legal, as políticas públicas da área e as melhores práticas.
06 horas
Simone Villaça Advogada e Agente de PI. Sócia fundadora de Remer Villaça & Nogueira Assessoria e Consultoria de Propriedade Intelectual e de Villaça Sociedade de Advogados. Consultoria em Litígio em Propriedade Intelectual, Biotecnologia, Patentes, Concorrência Desleal, Fashion Law, Design, Arte, Publicidade, Cinema e Mídia; Suporte para gestão e negociação de Intangíveis; suporte em Governança, compliance de PI e Políticas de Gestão de Inovação.
Entendimento da importância do Planejamento Estratégico para implementação da Inovação e para formulação de uma vantagem competitiva.
06 horas
Silvia Sfeir Silvia é formada em Comunicação Social com Especialização em Marketing, pela ESPM, MBA em Gestão de Negócios, pela Fundação Dom Cabral e Mestrado em Administração de Empresas, pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e diversos cursos de extensão na American Marketing Association, Wharton e Columbia University. Executiva há 40 anos em multinacionais americanas e europeias, com vasta experiência na implantação de novos negócios – marketing, vendas, gestão de negócios e relações institucionais/políticas pública. Além do conhecimento profundo de B2G, é reconhecida por sua liderança colaborativa, orientada a resultados, inovação, comunicação inspiradora e desenvolvedora de talentos. Atuou nos setores Agrícola, Logística, Acadêmico, Farmacêutico e Serviços de Informação. Participa ativamente das entidades de classe no setor farmacêutico e em grupos de diversidade como: Women in Pharma, Podemos + e é Business Advisor da ONG internacional ENACTUS com alunos de medicina da USP, ajudando – os a ter visão empreendedora e de responsabilidade social em sua profissão e ESG. É professora de MBA em estratégia e marketing no INSPER.
Entendimento de frameworks como um conjunto de práticas eficazes que se destinam a tornar a entrega mais rápida de produtos inovadores e de alta qualidade, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa.
06 horas
Fabio Josgrilberg Executivo, consultor e especialista em frameworks ágeis. Líder em inovação e gestão de mudança ESG, pesquisador e professor, com sólidas habilidades interpessoais e multiculturais. Histórico comprovado de sucesso no desenvolvimento de ecossistemas criativos e inovadores, líder com visão de futuro com 10 anos de experiência no gerenciamento de organizações complexas com fins lucrativos e sem fins lucrativos.
Reflexão de como é necessário conhecer a fundo o cliente e colocar-se no lugar dele, entendendo quais são suas dores, dificuldades, vendo o mundo através dos seus olhos para poder desenvolver produtos assertivos.
06 horas
Antonio Maciel
Antonio Maciel Neto é atualmente membro do Conselho de Administração da Marfrig Foods, da National Beef (USA) e da Dotz. No passado, foi Conselheiro da ADM (USA) e da Suzano Papel e Celulose. É, atualmente, empresário nos setores de Educação Executiva (Academia CEO), Venture Capital (NTagro) e Pecuária (FSL Angus Itu). Maciel foi CEO de destacadas empresas, por 23 anos consecutivos: Ford Motor Company (Brasil e América do Sul), Suzano Papel e Celulose, Grupo CAOA – Hyundai, Grupo Itamarati e Cecrisa Revestimentos Cerâmicos. Nesse período, foi eleito Executivo do Ano, por 8 vezes, pelo Jornal Valor Econômico. É Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi Engenheiro da Qualidade, certificado pela American Society of Quality (ASQ). Participou de diversos treinamentos na Harvard Business School, Booth School of Business – University of Chicago, IMD, University of Tennessee e Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Ana Marisa Chudzinski Tavassi na Tavassi
Diretora de Inovação do Instituto Butantan e do Centro de Excelência em Novos Alvos Moleculares (CENTD). Atua como Diretora da Divisão de Inovação do Instituto Butantan, que tem como objetivo identificar e acelerar projetos com potencial inovador, priorizar e criar infraestrutura para desenvolvimento de produtos, acompanhar as etapas de desenvolvimento, identificar e minimizar riscos e gargalos. Incentiva a proteção da propriedade intelectual e atua na transferência de tecnologia interna ou em projetos de parceria. Atua como Coordenadora Geral e Pesquisadora Principal do Centro de Excelência na Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD) que é uma plataforma originada através de uma parceria público x privada, projeto PIPE/FAPESP, com investimento GSK/FAPESP/Instituto Butantan.
Linda Bernardes
Especialista em Empreendedorismo Científico e Inovação. Na EPM-UNIFESP atua como docente no Departamento de Informática em Saúde, coordena o Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação em Saúde e outras iniciativas de formação de empreendedores. É designer de experiência e facilitadora de inovação e de novos negócios em saúde.
Entendimento de como arrumar saídas para problemas, criando soluções inovadoras. Importância do desenvolvimento do MVP (Minimum Viable Product) ou produto mínimo viável, que é um protótipo com as funcionalidades básicas para testar ideias/projetos, produtos e serviços, contornando as barreiras de custo, risco e tempo.
06 horas
Antonio Maciel
Antonio Maciel Neto é atualmente membro do Conselho de Administração da Marfrig Foods, da National Beef (USA) e da Dotz. No passado, foi Conselheiro da ADM (USA) e da Suzano Papel e Celulose. É, atualmente, empresário nos setores de Educação Executiva (Academia CEO), Venture Capital (NTagro) e Pecuária (FSL Angus Itu). Maciel foi CEO de destacadas empresas, por 23 anos consecutivos: Ford Motor Company (Brasil e América do Sul), Suzano Papel e Celulose, Grupo CAOA – Hyundai, Grupo Itamarati e Cecrisa Revestimentos Cerâmicos. Nesse período, foi eleito Executivo do Ano, por 8 vezes, pelo Jornal Valor Econômico. É Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi Engenheiro da Qualidade, certificado pela American Society of Quality (ASQ). Participou de diversos treinamentos na Harvard Business School, Booth School of Business – University of Chicago, IMD, University of Tennessee e Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Ana Marisa Chudzinski Tavassi na Tavassi
Diretora de Inovação do Instituto Butantan e do Centro de Excelência em Novos Alvos Moleculares (CENTD). Atua como Diretora da Divisão de Inovação do Instituto Butantan, que tem como objetivo identificar e acelerar projetos com potencial inovador, priorizar e criar infraestrutura para desenvolvimento de produtos, acompanhar as etapas de desenvolvimento, identificar e minimizar riscos e gargalos. Incentiva a proteção da propriedade intelectual e atua na transferência de tecnologia interna ou em projetos de parceria. Atua como Coordenadora Geral e Pesquisadora Principal do Centro de Excelência na Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD) que é uma plataforma originada através de uma parceria público x privada, projeto PIPE/FAPESP, com investimento GSK/FAPESP/Instituto Butantan.
Linda Bernardes
Especialista em Empreendedorismo Científico e Inovação. Na EPM-UNIFESP atua como docente no Departamento de Informática em Saúde, coordena o Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação em Saúde e outras iniciativas de formação de empreendedores. É designer de experiência e facilitadora de inovação e de novos negócios em saúde.
Entendimento da importância da aplicação do modelo de negócios e de sua modelagem a partir da identificação de oportunidades.
06 horas
Antonio Maciel
Antonio Maciel Neto é atualmente membro do Conselho de Administração da Marfrig Foods, da National Beef (USA) e da Dotz. No passado, foi Conselheiro da ADM (USA) e da Suzano Papel e Celulose. É, atualmente, empresário nos setores de Educação Executiva (Academia CEO), Venture Capital (NTagro) e Pecuária (FSL Angus Itu). Maciel foi CEO de destacadas empresas, por 23 anos consecutivos: Ford Motor Company (Brasil e América do Sul), Suzano Papel e Celulose, Grupo CAOA – Hyundai, Grupo Itamarati e Cecrisa Revestimentos Cerâmicos. Nesse período, foi eleito Executivo do Ano, por 8 vezes, pelo Jornal Valor Econômico. É Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi Engenheiro da Qualidade, certificado pela American Society of Quality (ASQ). Participou de diversos treinamentos na Harvard Business School, Booth School of Business – University of Chicago, IMD, University of Tennessee e Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Ana Marisa Chudzinski Tavassi na Tavassi
Diretora de Inovação do Instituto Butantan e do Centro de Excelência em Novos Alvos Moleculares (CENTD). Atua como Diretora da Divisão de Inovação do Instituto Butantan, que tem como objetivo identificar e acelerar projetos com potencial inovador, priorizar e criar infraestrutura para desenvolvimento de produtos, acompanhar as etapas de desenvolvimento, identificar e minimizar riscos e gargalos. Incentiva a proteção da propriedade intelectual e atua na transferência de tecnologia interna ou em projetos de parceria. Atua como Coordenadora Geral e Pesquisadora Principal do Centro de Excelência na Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD) que é uma plataforma originada através de uma parceria público x privada, projeto PIPE/FAPESP, com investimento GSK/FAPESP/Instituto Butantan.
Linda Bernardes
Especialista em Empreendedorismo Científico e Inovação. Na EPM-UNIFESP atua como docente no Departamento de Informática em Saúde, coordena o Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação em Saúde e outras iniciativas de formação de empreendedores. É designer de experiência e facilitadora de inovação e de novos negócios em saúde.
Reflexão sobre as técnicas de apresentação e como elas podem ajudar a desenvolver um raciocínio visual para transformar ideias em apresentações inspiradoras, através de conceitos que podem ser aplicados em diferentes plataformas.
06 horas
Antonio Maciel
Antonio Maciel Neto é atualmente membro do Conselho de Administração da Marfrig Foods, da National Beef (USA) e da Dotz. No passado, foi Conselheiro da ADM (USA) e da Suzano Papel e Celulose. É, atualmente, empresário nos setores de Educação Executiva (Academia CEO), Venture Capital (NTagro) e Pecuária (FSL Angus Itu). Maciel foi CEO de destacadas empresas, por 23 anos consecutivos: Ford Motor Company (Brasil e América do Sul), Suzano Papel e Celulose, Grupo CAOA – Hyundai, Grupo Itamarati e Cecrisa Revestimentos Cerâmicos. Nesse período, foi eleito Executivo do Ano, por 8 vezes, pelo Jornal Valor Econômico. É Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi Engenheiro da Qualidade, certificado pela American Society of Quality (ASQ). Participou de diversos treinamentos na Harvard Business School, Booth School of Business – University of Chicago, IMD, University of Tennessee e Fundação Getúlio Vargas – FGV.
Ana Marisa Chudzinski Tavassi na Tavassi
Diretora de Inovação do Instituto Butantan e do Centro de Excelência em Novos Alvos Moleculares (CENTD). Atua como Diretora da Divisão de Inovação do Instituto Butantan, que tem como objetivo identificar e acelerar projetos com potencial inovador, priorizar e criar infraestrutura para desenvolvimento de produtos, acompanhar as etapas de desenvolvimento, identificar e minimizar riscos e gargalos. Incentiva a proteção da propriedade intelectual e atua na transferência de tecnologia interna ou em projetos de parceria. Atua como Coordenadora Geral e Pesquisadora Principal do Centro de Excelência na Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD) que é uma plataforma originada através de uma parceria público x privada, projeto PIPE/FAPESP, com investimento GSK/FAPESP/Instituto Butantan.
Linda Bernardes
Especialista em Empreendedorismo Científico e Inovação. Na EPM-UNIFESP atua como docente no Departamento de Informática em Saúde, coordena o Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação em Saúde e outras iniciativas de formação de empreendedores. É designer de experiência e facilitadora de inovação e de novos negócios em saúde.
Apresentação dos projetos para a Banca de Avaliadores convidados para que todas as equipes tenham oportunidade de validar suas ideias com especialistas do mercado .
06 horas
Antonio Maciel, Ana Marisa Chudzinski Tavassi, Linda Bernardes
No mundo todo, e no Brasil, o debate sobre crescimento econômico está fortemente relacionado à busca sistemática da inovação.
Os países que aspiram se manter competitivos e que procuram uma inserção internacional ampla e soberana, buscam tornar suas economias cada vez mais inovadoras, convertendo conhecimento em inovação.
Sim, a competência dos países está cada vez mais relacionada à sua habilidade de converter conhecimento em soluções inovadoras para o mercado e para a sociedade.
Porém, poucas são as empresas que se destacam como líderes de uma cultura de inovação e que afirmam contar com um quadro de liderança forte e experiente, que executa projetos inovadores de forma estruturada, alocando recursos e executando os processos mais adequados para inovar, com a clareza do papel que a inovação desempenha e impacta a atividade econômica principal , o crescimento e a expansão da empresa.
Para quem quiser se preparar para esse mercado, criamos o Curso de Inovação e Liderança - Abordagens Práticas que combina o desenvolvimento de habilidades de liderança com a visão necessária para executar os processos de inovação das organizações.
• Aprender com renomados especialistas do mercado;
• Desenvolver sua liderança através de uma experiência prática;
• Desenvolver habilidades para empreender e inovar;
• Treinar a capacidade de inspirar e motivar as pessoas;
• Criar projetos inovadores;
• Aprender a montar um pitch para apresentação de projetos para investidores;
• Integrar uma rede de líderes inovadores.
O curso prepara profissionais com conhecimentos que permitem desenvolver e implementar uma ideia inovadora, gerenciar áreas de inovação e de transferência de tecnologia.
Possibilita ainda o desenvolvimento de soft skills, de habilidades empreendedoras e prepara os participantes para ganhar visão de mercado.
Trata-se de um programa de formação que capacita os participantes para poderem alavancar a inovação em seus negócios, empresas ou startups, empatizando com seus clientes, descobrindo suas reais necessidades e testando ideias por meio de experimentos rápidos durante o processo.
O programa foi desenhado para empresários, executivos e profissionais que atuam nas definições estratégicas de inovação de empresas ou para quem se interessa pela inovação e deseja se preparar para atuar na área, em empresas inovadoras ou em startups, em projetos exponenciais.
Habilidades e ferramentas que são indispensáveis para exercer uma liderança que permita guiar pessoas pelos caminhos da inovação.
Com o mundo em constante mudança, principalmente no que diz respeito a forma de desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado, o profissional que estiver atualizado e souber escolher a estratégia adequada ao seu tipo de negócio, terá mais chances de sair na frente na disputa por melhores posições e liderança.
Durante o curso os alunos serão apresentados para o universo empreendedor e da inovação e conhecerão, além do ecossistema de inovação, ferramentas e metodologias atuais que auxiliam o empreendedor a estruturar um modelo de negócio como Design Thinking, Business Canvas, entre outras.
Receberão convidados de startups e de empresas do mercado, que compartilharão conhecimento e suas experiências com o grupo.
Participarão de uma atividade prática, repleta de desafios, desde a aproximação de um problema até a concepção de uma ideia inovadora e o desenvolvimento de um protótipo de um produto ou serviço que resolva o problema escolhido.
Ao término do curso irão apresentar para uma banca de especialistas, investidores e empresas o problema escolhido e a proposta inovadora encontrada, através de um pitch e da entrega de um Business Plan.
• Inserir de forma prática os profissionais no cenário da inovação e do desenvolvimento de novos negócios, preparando-os para liderar projetos inovadores, bem como para compreender as empresas de base tecnológica, como as startups.
• Estimular novas ideias, pensamento empreendedor e inovador, propondo aos participantes o uso de ferramentas e técnicas embasadas em criatividade, experiência do usuário e materialização de ideias (Design Thinking) e em modelo de negócios (Business Model Canvas) para solução de problemas e para busca de oportunidades no mercado.
• Despertar atitude empreendedora e motivar os participantes a pensar nos problemas de sua área ou de sua empresa, bem como nas soluções desses problemas, o que pode gerar produtos e serviços inovadores.
• Encontros semanais (online e ao vivo) dinâmicos, lúdicos e colaborativos;
• Aulas com momentos de teoria e de inspiração com especialistas do mercado;
• Vídeo aulas com conteúdos gravados por profissionais competentes e de diferentes expertises;
• Estudos de casos reais de diversos setores do mercado.
• Desenvolvendo um projeto prático, nos encontros ao vivo, realizado em grupo com outros alunos;
• Com rodadas de brainstorming com vários participantes de forma remota e dinâmica;
• Através do acompanhamento durante as aulas ao vivo por facilitadores experientes;
• Aplicando conceitos e ferramentas durante toda a jornada, tanto no momento das aulas como em experimentações e testes entre os encontros ao vivo.
• Atuar no Ecossistema de Inovação, conhecendo a relação entre Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento & Competitividade;
• Transformar ciência em negócio;
• Atuar com processos de Inovação Aberta com startups e instituições de ensino e pesquisa;
• Criar e liderar equipes de alto desempenho sob a cultura da inovação;
• Impulsionar processos de inovação bem-sucedidos.
Boleto