Blog

AS METAS DA SUA EMPRESA ESTÃO DESDOBRADAS EM TODOS OS NÍVEIS?

Escrito por Academia CEO

08 JUN 2022 - 18H59 (Atualizada em 04 ABR 2024 - 18H12)

Será que de fato as empresas sabem criar metas desafiadoras, fazer o desdobramento e realizar o devido acompanhamento de cada uma delas? Como o líder pode conscientizar e incentivar o seu time para o atingimento e superação de cada uma das metas propostas?

De acordo com uma pesquisa da consultoria Falconi feita em 2020, 76% das médias empresas não têm metas estipuladas para todas as suas áreas. Nas grandes empresas, o percentual é de 45%. Em entrevista à Academia CEO, o Professor Vicente Falconi, disse que a cobrança de resultados deve ser precedida do estabelecimento de metas com critérios técnicos, que sejam bem aceitas por todos e de um plano de ação bem-feito. Ele também comentou que o líder deve lembrar e mostrar para os seus liderados os melhores resultados já alcançados anteriormente pela empresa e dessa maneira, motivar a equipe eles para alcançar novamente resultados semelhantes e para buscar a superação dos mesmos. “O líder, ao indicar até onde os liderados podem chegar, e ao desenvolver juntamente com eles um plano de ação para o atingimento dessa meta, faz com que os liderados fiquem convencidos que poderão atingir a meta. Obtido o consenso, eles trabalharão juntos para alcançar tal resultado”.

Falconi também ressalta que “é preciso que a liderança faça constantemente um ritual de acompanhamento dos planos de ações, com a realização de reuniões com os diversos times, para que os participantes apresentem o que foi entregue e o que ainda falta para entregar.”

QUANDO UM PROFISSIONAL NÃO BATE A META, A CULPA, NORMALMENTE, É DO CHEFE.

As pessoas não atingem as metas porque não sabem como chegar lá. Falta conhecimento, não é falta de esforço. “o papel do líder é levar todo o conhecimento necessário para o seu time alcançar cada uma das metas estabelecidas, pois o que enriquece e dá mais força ao plano de ação das empresas é o conhecimento,” explica Falconi.

No livro “Fundamentos de Comportamento Organizacional”, os autores Schermerhorn, Hunt e Osborn, afirmam que “um ambiente de trabalho bem estruturado para dar apoio às equipes e que fornecem os recursos que as pessoas necessitam para desenvolver suas atividades, consegue atingir resultados de desempenho bastante elevados.”

PARA SE ESTABELECER UMA META BOA É PRECISO CIÊNCIA E ARTE.

Antonio Maciel Neto, fundador da Academia CEO, diz sempre que o Rogério Melzi é o profissional mais qualificado que ele encontrou, em quase 40 anos de trabalho, no que se refere à definição, desdobramento e acompahamento de metas. Melzi, trabalhou muitos anos na AMBEV, passou pela Suzano e Estácio e hoje é o Diretor-Presidente no Hospital Care. Em entrevista à Academia CEO, ele disse que “o estabelecimento de boas metas ocorre quando a ciência encontra a arte, exige muita sensibilidade e, por mais que você crie o melhor indicador do mundo, o mesmo deve ser compreendido pela equipe como algo atingível e, ao mesmo tempo, desafiador. Melzi ressaltou ainda que “os objetivos organizacionais precisam ser calibrados constantemente até atingirem um grau de detalhe onde todos acreditem que conseguirão atingir a meta estipulada”.

Para conferir as entrevistas completas do Vicente Falconi e do Rogério Melzi, basta você ser um membro da Academia CEO. Veja também na plataforma da Academia CEO, mais de 80 entrevistas sobre liderança e gestão, com destacados CEOs e executivos brasileiros, em mais de 140 horas de conteúdo exclusivo. Além disso, navegue na plataforma assistindo aos vídeos de sua preferência na área de TEMAS específicos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Quer se tornar um lider ainda melhor?

Código Personalizado

ASSINE por R$ 49,90 / mês

SEJA MEMBRO. ASSINE AGORA!

Vá direto ao ponto.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Academia CEO, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.