Blog

LIÇÕES SOBRE LIDERANÇA E GESTÃO DAS OLIMPÍADAS DE PARIS 2024

Escrito por Antonio Maciel Neto – Academia CEO

15 AGO 2024 - 14H00 (Atualizada em 15 AGO 2024 - 19H52)

Tive o prazer e o privilégio de acompanhar os últimos 10 dias das Olimpíadas, em Paris. Assisti às quatro competições de hipismo (salto), a final do tênis masculino (Djokovic x Alcaraz), as disputas das medalhas de bronze e de ouro do tênis feminino (duplas), as duas semifinais e a final do vôlei masculino, vencida com louvor pela fortíssima equipe da França, a disputadíssima semifinal do vôlei feminino, onde as nossas guerreiras, depois de terem feita a melhor campanha da competição, perderam, por muito pouco, para os Estados Unidos e depois, a conquista da medalha de bronze da equipe comandada pelo excepcional técnico Zé Roberto e, para completar, assisti às disputas pelas medalhas de bronze de ouro, do vôlei de praia, onde as extraordinárias Ana Patrícia e Duda foram as vencedoras.

Acompanhei as transmissões, pela TV, das conquistas das medalhas, na ginástica artística da Rebeca Andrade, no judô, da Bia Souza e no surfe, do Gabriel Medina. Foi uma experiência sensacional. O esporte mexe muito com as nossas emoções, une o país na torcida pelos nossos atletas e reconhece a preparação, o esforço, a dedicação, a disciplina, o trabalho em equipe e a inteligência estratégica e tática, nos esportes coletivos e individuais também.

A organização, de forma geral, estava impecável. O Presidente do Comitê Organizador, o medalhista olímpico francês, Tony Estanguet, disse que as marcas dessa Olimpíada foram a sustentabilidade, a inovação e o legado para o povo francês.

Eu sou testemunha que foi isso mesmo. Um exemplo foi a digitalização completa das vendas e das revendas dos ingressos, tudo, exclusivamente nos telefones celulares. Os transportes públicos, metrôs e ônibus, facilitaram a logística de acesso aos 30 locais de competições, espalhados pela França. Cerca de 10.500 atletas, de 200 países, disputaram 1.500 medalhas, em 329 eventos, de 32 esportes. Mais de 45 mil voluntários e mais 45 mil agentes de segurança trabalharam intensamente e garantiram o sucesso absoluto das Olimpíadas de Paris 2024.

A lindíssima cidade de Paris foi um palco perfeito para esse megaevento. Ao parabenizar a minha querida amiga Sandrine Ferdane, do BNP Paribas e entrevistada da Academia CEO, cumprimento todos os franceses, que merecem estar muito orgulhosos pela aula magna que deram nessa Olimpíada.

Em relação aos aspectos relacionados com liderança e gestão, ficaram as seguintes lições:

  • Pensar grande e ter um propósito muito bem definido;
  • Liderança que conhece o espírito maior do negócio e entende de gestão;
  • Organização multidisciplinar, demonstrando alta cooperação e conexão entre todos os envolvidos;
  • Processos bem definidos e treinamentos prévios intensos;
  • Inovação e uso da tecnologia em todos os processos e eventos.

Antonio Maciel Neto
Fundador e CEO da Academia CEO

Quer se tornar um lider ainda melhor?

Código Personalizado

ASSINE por R$ 49,90 / mês

SEJA MEMBRO. ASSINE AGORA!

Vá direto ao ponto.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Antonio Maciel Neto – Academia CEO, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.