Blog

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE SEGUNDO ROBERTO RODRIGUES – LIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Escrito por Antonio Maciel Neto – Academia CEO

19 DEZ 2023 - 08H00 (Atualizada em 02 FEV 2024 - 18H56)

Na semana passada, eu tive o prazer de receber aqui na Academia CEO, o Professor e ex-Ministro do MAPA – Ministério da Agricultura e da Pecuária, Roberto Rodrigues, o Professor Guilherme Bastos, Coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio, da FGV – (FGV – Agro) e a Izabel Florêncio, Executiva de Contas, da FGV.

Batemos um papo extraordinário, focado no agronegócio. O Roberto Rodrigues é um dos maiores conhecedores do agronegócio brasileiro e mundial e o Guilherme Bastos também tem profundo conhecimento desse setor. O Roberto disse que temos, atualmente, quatro cavaleiros do apocalipse, na perspectiva global:

- Insegurança alimentar.

- Insegurança energética.

- Mudanças climáticas.

- Desigualdades sociais.






Mencionou então: “não tenho nenhuma dúvida de que o grande responsável pela derrota desses cavaleiros do apocalipse será o agro. Qual agro? O agro tropical, América Latina, África Subsaariana e uma parte da Ásia. E nessa faixa do planeta, quem tem hegemonia tecnológica, conhecimento sobre legislação, logística e agroindústria é o Brasil”

Vou, então, apresentar aqui a minha opinião, sobre esses temas. O Brasil é um dos poucos países do mundo, que pode aumentar fortemente a produção de alimentos, sem cortar nenhuma árvore. O aumento da produção virá do uso de novas tecnologias, onde a Embrapa continuará tendo um papel fundamental, como tem feito, com muita competência nas últimas décadas. Temos o etanol, o biodiesel e um potencial enorme para a geração de energia limpa, incluindo as fontes hidráulica, solar e eólica. O uso das fontes de energia renováveis e a aplicação das modernas técnicas de agricultura regenerativa, irão atacar a questão das mudanças climáticas e gerar créditos de carbono, inclusive com a fixação de carbono no solo, aumentando assim a renda do agricultor. As desigualdades sociais serão enfrentadas com a manutenção das pessoas no campo, como consequência do aumento da renda e, principalmente, com um forte programa de educação básica e de formação técnica.

Incluímos na nossa conversa o tema da agenda do líder, que tem recebido muita atenção nos estudos aqui da Academia CEO. Estratégia, excelência operacional, gente e clientes são assuntos interligados e interdependentes e que devem ser cuidados no enfrentamento dos quatro cavaleiros do apocalipse dos tempos modernos.

Na preparação e/ou atualização dos planos estratégicos, os líderes devem considerar os quatro desafios aqui listados, que, como sempre, podem representar ameaças para diversos negócios, mas também podem ser vistos como oportunidades interessantes para diversos segmentos empresariais.

Antonio Maciel Neto
Fundador e CEO – Academia CEO

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Quer se tornar um lider ainda melhor?

Código Personalizado

ASSINE por R$ 49,90 / mês

SEJA MEMBRO. ASSINE AGORA!

Vá direto ao ponto.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Antonio Maciel Neto – Academia CEO, em Blog

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.